Nesta terça-feira, ocorre a sexta sessão do ano desde que o Legislativo de Santa Maria retomou as atividades depois do recesso do verão. A sessão de quinta-feira foi tumultuada dentro do plenário e nas galerias, provocada pela votação de moções alinhadas com o governo Lula (PT) ou com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na pauta da sessão de hoje, há mais duas moções para serem votadas e a formação de duas comissões. Também há dois projetos para análise: o que institui a campanha Abril Laranja, de autoria de Adelar Vargas (MDB), Bolinha, voltada à conscientização sobre os maus-tratos a animais, e o que estabelece o “Dia Municipal da Liberdade de Culto”, apresentado por Alexandre Vargas (Republicanos).
Por enquanto, os vereadores votaram poucos projetos. A pauta tem se resumido em propostas de homenagens ou de protesto e repúdio – aliás, em 2022, foram apresentadas 65 moções. Alguns projetos são analisados, ainda, nas comissões. Em 2022 (confira ao lado), foram aprovadas 91 leis.
Sobre a sessão de hoje, espero que os vereadores virem a página, já que se passaram quase cinco meses do 2º turno da eleição presidencial, e a cidade tem muitos problemas. Mais Santa Maria, menos Brasília. É o que a população espera dos seus representantes na Casa do Povo.
Balanço de 2022
65 moções apresentadas
171 projetos apresentados (37 da prefeitura, 128 dos vereadores e 6 da Mesa Diretora)
36 projetos sugestão apresentados
91 leis aprovadas
59 sessões ordinárias
11 sessões extraordinárias